Alimentos cariogênicos: saiba quais são para controlar o consumo
Meus Posts
Antes de começar a falar sobre os alimentos cariogênicos, quero dizer que não estou aqui como nutricionista, — falando para você parar de consumir certos alimentos. Ok?
Como profissional da área da Odontologia estou repassando essas informações para que possa CONTROLAR o consumo de certos alimentos que podem impactar diretamente na sua saúde bucal.
Agora que estamos conversados, vou dar continuidade ao post. :)
Minha pergunta para você é: deseja ter cárie? quer que seu filho tenha? Certamente que não! Dessa forma, além das visitas periódicas ao dentista, é fundamental cuidar da alimentação e fazer a higienização correta da sua boca para afastar as bactérias.
Não me canso de falar e vou repetir, a cárie não é considerada transmissível, ou seja, não passa através da saliva ou de pai para filho. Ela surge pelo consumo excessivo de alimentos com sacarose (açúcar) junto com uma higienização bucal inadequada.
Quando falamos das crianças, o cuidado precisa ser redobrado, pois a evolução é muito rápida.
Tenha sempre em mente que VOCÊ MERECE ter um lindo e saudável sorriso, isso te traz mais segurança e autoestima. Seu filho MERECE fazer parte da “geração cárie zero”, e para que isso ocorra é importante controlar o consumo dessas 3 categorias de alimentos cariogênicos.
1)Glicose Está presente em inúmeras guloseimas e em alimentos salgados.
- biscoitos recheados;- chocolate;- achocolatados;- balas;-chicletes;- batata;- arroz;- mandioca.
2) Sacarose Serve para adoçar o café e também é encontrado em:
- cana-de-açúcar;- mel;- raízes de beterraba;- sorvetes;- bolos;- cereais matinais...
3) FrutoseEstá presente naturalmente nas frutas, no mel e em grande parte dos vegetais de raiz.Também em refrigerante e sucos de caixinha.
Você pode consumir tais alimentos, apenas cuide para não ficar com a sua boca adocicada o dia todo. Ou seja, após o consumo faça a higienização correta, tomar água também ajuda a manter a cárie longe dos dentes e não esqueça de visitar seu dentista a cada 06 meses.
Lembrete: não é a quantidade de doce que define se o paciente vai ou não ter a doença cárie, mas o intervalo de ingestão desses alimentos, assim como o uso do flúor e como é controlada a retirada da placa bacteriana.
Desejo que você sorria com mais frequência e mantenha a saúde bucal em dia. :)
Horário de atendimento da Clínica Odontológica Dra. Mônica Savariz | CRO SC 759Segunda a sexta das 8h às 22h | Sábado das 8h às 19h.Whatsapp: https://bit.ly/2Ly9SAR Resp. Tec. Dra. Mônica Savariz CRO SC 4758 | Cirurgiã Dentista